TJ-AM realiza campanha de audiências de violência doméstica em Manaus

0
183

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) iniciou a 9ª edição da campanha ‘Justiça pela Paz em Casa’ com o objetivo de combater a violência contra a mulher. Mais de 1400 audiências já estão pautadas até a sexta-feira (24), segundo o tribunal. Oito juízes de Direito, com o auxílio de promotores de Justiça e defensores públicos devem conduzir as audiências em Manaus.
A campanha está sendo realizada com o reforço de juízes e servidores nos dois Juizados Especializados em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Manaus. No 1o Juizado, situado no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste da capital, 761 audiências estão pautadas para o período, sendo 456 audiências de instrução e julgamento; 80 audiências de retratação e 225 orientações às partes processuais conduzidas pela equipe multidisciplinar da unidade.

Foto: Tribunal de Justiça Amazonas

Já no 2º Juizado Maria da Penha, localizado no bairro de Educandos, na zona Sul de Manaus, 733 audiências já estão pautadas para o período da campanha, sendo 610 audiências de instrução e julgamento, 11 de retratação e 112 orientações conduzidas por equipe multidisciplinar.
“Campanhas como esta, que chega agora à 9ª edição, impulsionam o atendimento jurisdicional e contribuem significativamente com a redução do número de processos em tramitação. Da mesma forma serve como uma estratégia de combate à violência doméstica, ainda crescente, mesmo com as políticas públicas em vigor”, afirmou, por meio de nota, a juíza Ana Lorena Gazzineo, titular da unidade do 1o Juizado.
Além dos mutirões de audiências destinados a acelerar o andamento dos processos de violência doméstica contra a mulher, o TJAM criou um terceiro juizado Especializado, que funcionará no Fórum Ministro Henoch Reis, na Zona Centro-Sul da vidade, e que já iniciou as atividades.
O tribunal criou, ainda, o Espaço Maria da Penha, no Portal do TJAM. A página foi lançada em setembro deste ano e uma série de visitas a instituições públicas e governamentais foi realizada com o intuito de divulgar a iniciativa, que traz a campanha “A violência contra a mulher machuca toda a família”.

Fonte: G1 Amazonas

Comentários

comentários