Novo Secretário de Segurança Pública e vice-Governador, Bosco Saraiva, anuncia volta do “Ronda no Bairro”

0
366

Empossado nesta quarta-feira (4) como vice-governador do Estado, Bosco Saraiva (PSDB) vai acumular no Poder Executivo, uma das mais importantes pastas do Governo, a secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

E durante a diplomação e a posse, Bosco já adiantou que um dos programas que voltará com força total é o “Ronda no Bairro”, lançado em 2011, na época do então governador Omar Aziz, hoje senador da República. À frente do projeto estava o coronel Amadeu Teixeira, que assume como secretário-adjunto do órgão.

“Vamos dar total apoio à segurança pública, ao sistema e à mensagem de Amazonino de que precisamos que a segurança funcione melhor, com maior eficiência e a população tenha tranquilidade nas ruas. A ‘Ronda no Bairro’ vai retornar com brevidade”, anunciou o vice e secretário.

Amazonino explicou a escolha de Bosco para o cargo em razão da necessidade de precisar ter efetividade e autoridade na pasta. “Fui buscar a autoridade do vice-governador para este encargo pesado, difícil, duro e complicado, mas que ele dará conta, fazendo ainda a união e integração de todos os agentes necessários”;.

No auge do programa, segundo dados da SSP-AM, a capital tinha uma ronda permanente de 24 horas a cada raio de 3 quilômetros quadrados de Manaus, composta por 18 policiais, uma viatura e duas motos de apoio.

Além de um programa, a ideia da ronda era de integrar mais o policiamento ostensivo junto à comunidade, reduzindo os índices de criminalidade. Entre 2011 e 2013, por exemplo, o número de roubos e furtos teve queda de 12,4%, passando de 63.714, em 2012, para 55.757, em 2013.

Até 2014, além de Manaus, o programa foi implantado nos municípios de Maués, Humaitá, Parintins, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Tefé, Coari, Tabatinga e Eirunepé, mas foi descontinuado na gestão do ex-governador cassado José Melo e do governador interino David Almeida.

Fonte: Portal Marcos Santos

Novo Secretário de Segurança Pública e vice-Governador, Bosco Saraiva, anuncia volta do "Ronda no Bairro"
Foto: Divulgação

Comentários

comentários