MANAUS: Entrega de novas viaturas e reforço policial na Zona Leste

0
306

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), vai reforçar, a partir da próxima segunda-feira, 23 de outubro, o patrulhamento da Polícia Militar em onze bairros da zona Leste de Manaus. Na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, a partir das 15h, o governador Amazonino Mendes irá entregar 51 novas viaturas, modelo Oroch, da marca Renault, equipadas com tecnologia embarcada, como GPS, câmeras internas e externas integradas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

De acordo com o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, um total de 480 militares, de oito Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) da região, vai patrulhar diuturnamente as ruas dos bairros Gilberto Mestrinho, Distrito Industrial 2, São José, Coroado, Tancredo Neves, Jorge Teixeira, Zumbi, Armando Mendes, Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara, Mauazinho.

Governador Amazonino Mendes entrega viaturas e anuncia reforço no policiamento, com início na zona leste de Manaus

Nesta segunda-feira, 23 de outubro, o governador Amazonino Mendes anuncia o reforço no policiamento em Manaus, inicialmente pela zona leste da capital, que ganhará 51 novas viaturas em solenidade que vai ocorrer às 15h, na avenida Itaúba, próximo à Escola Municipal Helena Augusta Walcott, bairro Jorge Teixeira. O novo modelo de policiamento vai ocupar a cidade com efetivo permanente, dividido por zonas geográficas, que atuará em parceria com a comunidade.

As novas viaturas possuem tecnologia embarcada, como GPS e câmeras internas e externas integradas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). O uso de tecnologia moderna vai permitir mais efetividade ao trabalho de 480 policiais militares, de oito Companhias Interativas Comunitárias (Cicom`s) da zona leste, que vão patrulhar diuturnamente as ruas dos bairros Gilberto Mestrinho, Distrito Industrial 2, São José, Coroado, Tancredo Neves, Jorge Teixeira, Zumbi, Armando Mendes, Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e Mauazinho.

De acordo com o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, o reforço no policiamento comunitário ocorrerá de maneira gradual, alcançando prioritariamente as ruas dos bairros com maior índice de criminalidade. “O reforço do patrulhamento na cidade começa pela zona leste, seguindo, posteriormente, pela zona norte, até cobrir toda a planta de Manaus. O modelo seguirá o mesmo padrão do extinto programa Ronda no Bairro, dividindo o patrulhamento por zonas geográficas, com efetivo permanente e atuação em parceria com a comunidade”, afirmou Bosco Saraiva.

A ronda ostensiva na zona leste foi dividida em 41 setores, sendo cada viatura responsável por monitorar uma área de cerca de 1,5 quilômetro quadrado. Seguindo os relatórios estatísticos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o planejamento operacional vai atuar em cima das chamadas manchas criminais, reforçando o policiamento em regiões com maior índice de ocorrências. Além dos carros, motocicletas também serão empregadas no policiamento ostensivo, com atuação especial nas regiões e horários considerados críticos nos bairros.

Comentários

comentários