Governo promete voltar com programa de policiamento no modelo “Ronda no Bairro”

0
336

O Governo do Amazonas informou que vai retomar o modelo de policiamento comunitário nos mesmos moldes do “Ronda no Bairro”, criado em 2011 como promessa para reduzir a criminalidade em Manaus. O projeto volta a operar no dia 23 deste mês pela Zona Leste da capital. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (19) durante reunião do Comitê Integrado de Segurança Pública.

Programa em Manaus foi um sucesso / Foto: Divulgação

O Ronda no Bairro era baseado na ocupação de territórios e participação das comunidades. Pelo projeto inicial, a cada 3 quilômetros quadrados, a população teria, exclusivamente para esse perímetro, um efetivo de 18 policiais militares na vigilância ostensiva. Cada setor desse também tinha uma viatura de quatro rodas (equipada com computador, GPS, câmeras) e duas motocicletas. Em 2014, na gestão do governo cassado José Melo (PROS), o programa deixou de operar nas comunidades.
“Vamos anunciar aquilo que já está em andamento. A volta do patrulhamento da cidade, retornando pela zona Leste e, posteriormente, pela zona Norte até cobrir toda a planta de Manaus”, disse o secretário e vice-governador, Bosco Saraiva.
De acordo com ele, seguirá o mesmo padrão do Ronda no Bairro, dividindo o patrulhamento por zonas geográficas, com efetivo permanente e atuação em parceria com a comunidade.
Ainda conforme o governo, ao menos cem viaturas devem reforçar, no primeiro momento, o policiamento na Zona Leste. O projeto deve chegar na Zona Norte em novembro e, em toda Manaus, em até seis meses. Após a implantação na capital, o projeto se estenderá para o estado.
O total de efetivo e de viaturas que serão utilizadas deve ser divulgado posteriormente, assim como o nome do programa.

Fonte: G1

Comentários

comentários