Concurso: Exame Toxicológico para entrar na polícia

0
744

Algumas pessoas ainda não sabem, mas hoje em dia o exame toxicológico e concursos públicos têm uma grande relação. Na verdade, em vários setores públicos, há a necessidade de fazer a análise toxicológica como uma das etapas do concurso.
Principalmente nos testes para entrar na Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, o exames toxicológicos de larga janela de detecção são necessários, mas não são as únicas avaliações. Há outras provas que levam essa análise como caráter eliminatório.
Se você está perto de passar por uma dessas avaliações, confira mais informações sobre a relação entre exame toxicológico e concursos públicos. Veja!

Uma das etapas do concurso da PM é o toxicológico / Foto: Divulgação

Exame toxicológico e concursos públicos: Como funciona o teste de larga janela de detecção?

O exame toxicológico de larga janela de detecção recebe esse nome porque consegue identificar o consumo de drogas dos últimos 90 até 180 dias. Levando em conta a relação entre exame toxicológico e concursos públicos, ele é necessário porque reduz a possibilidade de que funcionários públicos, principalmente no ramo militar, tenham qualquer contato com atividades ilícitas, e também que ofereça riscos ao seu dia a dia de trabalho.

Quem precisar se submeter ao exame, deve procurar por um laboratório de qualidade e solicitar o serviço específico para concursos públicos. Depois disso, é necessário escolher um local para coleta do material de análise. No dia da coleta, serão retiradas amostras de cabelo, pelos ou raspas da unha, que serão enviadas para o laboratório.

O exame toxicológico pode ter amostras do cabelo, sangue, urina, saliva / Foto: Divulgação

No laboratório, os profissionais farão pesquisas por drogas ilícitas, como maconha, ecstasy, heroína, morfina, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, dentre outras substâncias.

Após, aproximadamente, 15 dias, contados a partir da data de coleta, o resultado do seu exame toxicológico estará disponível. Nele, será apresentado um resultado positivo ou negativo e, além disso, o seu nível de consumo, caso aponte positivo, que vai desde levíssimo até gravíssimo.

Agora que você já sabe que há uma relação entre exame toxicológico e concursos públicos, leia o edital da sua avaliação e saiba se em seu caso será necessário realizar esta análise.Caso precise fazer, no documento estará descrito como exame toxicológico, teste do cabelo ou exame de queratina.

Fonte: Psychemedics

Comentários

comentários