Concurso da Polícia: O que você precisa saber para realizar o sonho de ser um “guerreiro”

0
1676

Entrar para a Polícia Militar faz parte do sonho de muita gente, mas para que isso se torne realidade, primeiramente é necessário ser aprovado no concurso público, que, além da prova escrita, possui outras etapas como o teste físico e exame médico.
No post de hoje, vamos esclarecer como funciona o concurso da polícia militar, explicando questões como quem pode se inscrever e quais etapas são necessárias para a aprovação. As regras podem variar entre os estados, mas de forma geral acabam sendo bem semelhantes.

Confira e saiba como alcançar seu desejo de se tornar um policial militar!

Policiais Militares do Amazonas / Foto: Em tempo
Policiais Militares do Amazonas / Foto: Em tempo

O que é necessário para prestar o concurso?

Os principais pré-requisitos para prestar o concurso são:

Possuir Ensino Médio completo;
estar em dia com as obrigações eleitorais e serviço militar (para o sexo masculino);
ter nacionalidade brasileira;
não possuir antecedentes criminais;
apresentar idoneidade moral, sanidade mental e boa saúde, além de outros requisitos que possam constar no edital.
Quem pode se inscrever?

Homens e mulheres, de 18 a 30 anos, com altura mínima de 1,60 metros. Essas especificações de idade e altura podem variar entre os estados. Em alguns casos, a idade máxima é de 26 anos, e em outros a altura mínima 1,65 metros, por isso verifique as regras da sua região!

Quantas e quais são as etapas?

Como em quase tudo no concurso, as etapas também estão sujeitas a variações de um estado para outro, mas, de maneira geral, são realizadas seis etapas da seguinte forma:

Avaliação escrita

Trata-se de uma prova escrita em que se avalia se o candidato tem os conhecimentos necessário para exercer a profissão de policial militar, além de avaliar sua capacidade de argumentação e conclusão e seu domínio das normas da língua portuguesa. Esse exame é dividido em prova objetiva e redação.

Teste físico

Essa avaliação é feita para comprovar o condicionamento físico do candidato e verificar se ele possui a capacidade de realizar as atividades relacionadas ao trabalho de um policial militar. Se você pensa em concorrer a essa carreira, o recomendado é que nunca deixe de se preparar fisicamente.

Policiais Militares aprovados em concurso realizando o TAF / Foto: Divulgação
Policiais Militares aprovados em concurso realizando o TAF / Foto: Divulgação

Exame médico

São feitos exames clínico, odontológico, otorrinolaringológico e oftalmológico.

Exame psicológico

Nesse teste são avaliadas as características de personalidade, potencial, aptidão e adequação do candidato ao cargo. Recomenda-se nunca mentir nem omitir informações nesse exame.

Investigação social

Aqui, investigam sua conduta social, reputação e idoneidade através de seu histórico envolvendo, por exemplo, multas e acidentes de carro, boletins de ocorrência em que consta o seu nome e até mesmo suspensões ou expulsões escolares.

Policiais femininas fazendo testes físicos e exames de saúde / Foto: Divulgação
Policiais femininas fazendo testes físicos e exames de saúde / Foto: Divulgação

Análise documental

Por fim, é necessário apresentar alguns documentos que comprovam que você pode concorrer ao cargo, como seu certificado de conclusão do Ensino Médio, comprovante de quitação com o serviço militar, entre outros.

Como vimos, ser aprovado em concurso da PM envolve muitas habilidades e, consequentemente, muito esforço e dedicação por parte do candidato, mas não é impossível chegar lá!

Fonte: LAC

Veja mais: http://portaldocapitao.com.br/pmam-edital-prova-e-gabarito/

Comentários

comentários