B.O: A importância do registro do Boletim de Ocorrência

0
502

O Boletim de Ocorrência (B.O.) é um documento oficial utilizado pelos órgãos das Polícias Civil, Federal e Militar, além dos Bombeiros e da Guarda Municipal, para fazer o registro da notícia do crime.
Em Tabatinga, no Amazonas, não é diferente, mas a população, muitas vezes, não vai à delegacia registrar o ocorrido. O investigador da Polícia Civil do município Hermes Borges comentou a respeito do assunto, destacando os motivos que levam as pessoas a não utilizarem a ferramenta.

“Um deles é achar que ao ligar para o 190 a ocorrência fica registrada. Então, na verdade, nós precisamos diferenciar a atuação da Polícia Militar da Polícia Civil. A atuação da primeira é preventiva ostensiva. Ela faz o atendimento das ocorrências de maneira mais rápida. Após esse atendimento, a situação deve ser encaminhada para a delegacia para fazer o registro do Boletim de Ocorrência, que gera a instauração de um inquérito policial”, explicou.

Boletim de Ocorrência pode ser feito pela internet de dentro de casa / Foto: Divulgação
Boletim de Ocorrência pode ser feito pela internet de dentro de casa / Foto: Divulgação

Hermes Borges falou da importância do registro do Boletim de Ocorrência para a própria população.

“O cidadão deve fazer valer o seu direito de ter uma segurança pública digna de uma comunidade. Então, é extremamente importante que as pessoas venham registrar qualquer crime, porque isso gera estatística de ocorrência e é baseado nessa estatística que o governo vai fazer o investimento na segurança pública”.

Fonte:EBC

Comentários

comentários