Após ação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, ex-limpadores concluem curso

0
140

Vinte e três ex-limpadores de para-brisa que atuavam em Manaus concluíram, nesta segunda-feira (19), um curso de qualificação profissional. O grupo recebeu a certificação do curso Instalação e Manutenção de Condicionador de Ar no Instituto Benjamin Constant (IBC/Cetam).
O proejto é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab).
Dividido em três etapas, o projeto iniciou com a retirada dos limpadores das ruas por meio da SSP-AM.
“Há pouco mais de três meses, eles estavam embaixo dos faróis sob o sol e a chuva. Hoje eles estão sendo reencaminhados para o mercado”, disse o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva.
A segunda etapa consistiu na qualificação profissional iniciada no dia 11 de dezembro pelo Cetam. De acordo com o diretor-presidente do Centro, professor José Augusto de Melo Neto, o trabalho de atendimento às demandas sociais vai ter continuidade.

(Foto: Bruno Zanardo/Secom)

“Vamos institucionalizar o projeto de atendimento social para que possamos manter esse tipo de ação, beneficiando outros públicos e dando continuidade, junto com outras secretarias, à política de acesso e emprego”, afirmou.
Durante mais de dois meses, os alunos foram capacitados a realizar manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de ar condicionado, observando as normas de segurança do trabalho e preservação ambiental. Além disso, na etapa final, eles receberam o curso de Empreendedorismo, como forma de estimular o planejamento e criação de novos negócios.

Emprego e Renda
Com a qualificação, os alunos serão encaminhados, por meio da Setrab, para vagas de emprego no comércio e indústria.
No último dia de aula, os alunos receberam palestra da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para orientações gerais de como se cadastrar e ser beneficiado com financiamento do órgão. O objetivo é oferecer também oportunidades de acesso às linhas de crédito aos que realizaram o curso e que pretendem abrir negócios próprios.
A pedido do Cetam, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) também realizou aplicação de prova das séries iniciais do Ensino Fundamental para sete alunos que fazem parte do projeto. Feito isso, os alunos se matriculararam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para concluir o Ensino Fundamental e iniciar o Ensino Médio.

Fonte: G1 Amazonas

Comentários

comentários